Ebook: 11 Dicas Que Você Precisa Saber Hoje Para Economizar Dinheiro

Cadastre Seu Email Agora E Recebe O Ebook Grátis!

Economizar Dinheiro

Poupar dinheiro – Guia absolutamente completo

Poupar dinheiro? Essa vem sendo a pergunta de centenas de milhares de pessoas todos os dias, principalmente, quando elas vão analisar suas contas ou quando termina o mês.

Não é difícil encontrar pessoas que falam que não conseguem poupar dinheiro e tem aquelas que o seu salário não consegue honrar todos os compromissos financeiros do mês.

Essa situação é mais comum do que você imagina e se você faz parte dessa estatística é necessário mudar seus hábitos financeiros para que sua saúde financeira possa alcançar o patamar que você tanto deseja e espera.

É bem verdade que poupar dinheiro não é uma das tarefas mais fáceis, porém, quando você consegue guardar parte dos seus rendimentos todos os meses, certamente, sua vida financeira alcançará novos rumos.

Não somente suas finanças vão melhorar a partir do momento que você poupar dinheiro, mas toda a sua vida.

Quando temos uma vida financeira equilibrada, as demais áreas da nossa vida sofrerão uma excelente influência positiva, promovendo em você mais auto confiança, influencia na sua saúde, melhora sua auto estima, mantém seu casamento firme e forte e etc.

Para ter uma vida financeira equilibrada e assim gozar de todos os benefício, o primeiro passo é poupar dinheiro todos os meses. Essa atitude é crucial e você é o único responsável por isso.

Muitas pessoas não assumem a responsabilidade sobre sua vida financeira e sempre colocam a culpa no patrão ou no governo a respeito das contas não fecharem no mês. Enquanto você não assumir as rédeas de suas finanças, elas vão continuar do jeito que estão.

Você precisa entender que a saúde financeira está intimamente ligada a fórmula abaixo:

Saúde Financeira = Receitas – Despesas, sendo as receitas maiores que as despesas.

Infelizmente, a maioria das pessoas não estão preocupadas com a sua saúde financeira e por isso estão gastando muito mais do que ganham e a cada dia se afundam ainda mais nos cartões de crédito, empréstimos e etc.

Neste post, vou passar para você algumas dicas que vão lhe ajudar a poupar dinheiro todos os meses e assim mudar sua vida financeira e pessoal.

Antes de continuar sua leitura, compartilhe esse artigo com seus amigos e permita a cada um deles saber como alcançar o equilíbrio financeiro.

CONHEÇA 09 BENEFÍCIOS DE POUPAR DINHEIRO TODOS OS MESES

poupar dinheiro

Inicialmente, quero apresentar para você 09 benefícios de poupar dinheiro todos os meses. Tenho certeza que você vai ficar surpreso, porém a mudança na sua vida financeira vai ocorrer quando colocar cada dica em prática.

  • A melhor forma de alcançar seus sonhos, objetivos e metas.

Não sei se você já percebeu que a maioria dos nosso sonhos e objetivos são alcançado mediante algum investimento financeiro. Se você anotar seus sonhos numa folha de papel, terá um real sentido da importância do dinheiro em cada um deles.

Se você tem o sonho de correr a São Silvestre, será necessário investir num tênis de qualidade e fazer uma série de exames para entender como anda seu corpo. Um exemplo simples, mas que mostra a importância do dinheiro para realizar um objetivo específico.

  • A melhor forma de lhe dar com os imprevistos.

Quem nunca passou por algum imprevisto e não tinha o dinheiro necessário para honrar os compromissos?

Ao poupar dinheiro todos os meses, você poderá se proteger de qualquer situação que venha ocorrer na vida da sua família ou pessoal.

  • Ajuda nos momentos de grandes dificuldades.

A pior frase que você pode ouvir do seu chefe é: Você está demitido! Quando ouvimos essa frase logo pensamos como vamos pagar as contas do mês.

Ao poupar dinheiro, você conseguirá manter suas contas em dias por alguns meses, sendo esse período crucial para você iniciar um novo trabalho.

  • Possibilidade de pagar a vista e fugir dos juros abusivos.

Infelizmente, muitas pessoas estão refém do juro do cartão crédito, sendo esse extremamente abusivo e se não controlado com firmeza, pode destruir seus finanças pessoais.

Ao poupar dinheiro, você poderá comprar qualquer produto a vista, sendo muito importante para manter seu orçamento familiar equilibrado. Não exite, se você tiver possibilidade de comprar algum produto a vista, compre!

Sempre pensamos que pagar a vista nos deixa descapitalizado e você está certo, porém o juro do cartão vão consumir seu salário todos os meses de forma devastadora e assim, você vai perceber que não vale a pena comprar no crediário.

  • Possibilidade de fazer investimentos.

Por não termos muito conhecimento, acreditamos que a poupança é a melhor opção para guardar nosso dinheiro. Porém, existem diversas possibilidades de investir seu dinheiro e ter rendimentos bem superiores ao da poupança.

Para isso, é necessário ter uma soma de dinheiro para poder aplicar numa renda variável ou fixa, visando obter melhores rendimentos e assim, fazer os juros trabalharem ao seu favor.

  • Excelente forma de planejar sua vida.

A melhor forma de planejar a vida é tendo a certeza que o elemento principal está fazendo parte da sua vida, ou seja, ter dinheiro disponível para suas necessidades.

Precisamos entender que o dinheiro não é tudo na vida, porém ele responde pela maioria dela. Por isso, ter dinheiro para poder honrar seus compromissos todos os meses e ainda sobrar para seu lazer e diversão é crucial para você ter uma vida bacana e feliz.

Além disso, o dinheiro é importante para você realizar seus sonhos e projetos.

  • Excelente forma de reduzir os gastos com saúde.

O que mais se ver na atualidade são pessoas que estão endividadas e quando ficam doentes, a situação piora ainda mais, pois deixam de pagar contas para pagar as consultas e comprar remédios.

Por causa disso, pagam juros abusivos e não conseguem regularizar seu orçamento familiar.

  • A melhor forma de reduzir o valor do financiamento da sua casa própria.

Quando poupamos dinheiro visando comprar a casa própria, conseguiremos reduzir e muito o valor de cada parcela e assim, adquirir um bem sem sacrificar o orçamento familiar.

Infelizmente, muitas pessoas estão focadas apenas em gastar o dinheiro e por causa disso ficam refém dos juros do financiamento imobiliário, que são altos.

Para você ter ideia, um colega tem um apartamento cuja a prestação é R$ 2.500,00 mensais. Esse colega está perdendo, todos os meses, R$ 1.800,00 do seu salário, pois está pagando juros do financiamento. 

  • Excelente forma de receber os filhos.

Poucas pessoas planejam a vinda dos seus filhos e por causa disso, precisam tomar diversas decisões para manter o orçamento familiar ajustado.

Todas as pessoas sabem que ter um filho requer atenção, dedicação, paciência e principalmente, dinheiro para bancar todos os custos, sendo o principal deles, as fraudas.

Se você deseja ter um filho, comece a guardar um dinheiro para poder receber seu filho e não sofrer muito, para poder dar o básico para ele.

08 DICAS PARA ELIMINAR AS DÍVIDAS PARA COMEÇAR A POUPAR DINHEIRO TODOS OS MESES

poupar dinheiro dívidas

Muitas pessoas dizem que não conseguem poupar seu dinheiro, pois as dívidas consomem tudo todos os meses. Se o seu desejo é economizar parte do seu salário todos os meses, então o primeiro passo é quitar as dívidas que você tem.

De nada adianta querer poupar dinheiro se você tem diversas pendências com o banco, cartão de crédito, escola dos filhos, financiamento do carro e etc.

O primeiro grande e melhor passo para iniciar sua poupança mensal é quitando todos os débitos com os credores e neste tópico darei 8 dicas para você ter sucesso no pagamento das dívidas.

  • Não se iluda, é possível quitar suas dívidas

Muitas pessoas acreditam que suas dívidas são impagáveis e por causa desse pensamento vivem todos os meses de forma péssima e estressante. Você precisa entender que tomando as decisões certas, será possível restabelecer seu orçamento familiar.

Entretanto, você precisa ter a consciência que não será uma tarefa das mais fáceis, por isso, paciência e dedicação são os elementos fundamentais para equilibrar suas contas e poder sonhar em poupar dinheiro todos os meses.

Agora, se você já se entregou ou se rendeu, não tem ajuda nenhuma que você possa ter para sair dessa crise. Lembre-se, você é o responsável pela situação financeira que está vivendo e somente você pode mudar essa história.

  • Descubra o total de sua dívida

O primeiro e mais importante passo que você deve dar é descobrir de quando é seu débito com os devidos credores. Ter essa informação é muito importante para você iniciar seu projeto de recuperação financeira familiar.

Para lhe ajudar, crie uma planilha especificando todas as dívidas que você tem, os respectivos valores, considerando os juros, e os credores. Tendo essa informação, você poderá saber quanto precisa economizar todos os meses para honrar cada compromisso.

Talvez, você não consiga ter o valor total todos os meses para quintar seus débito, então você precisa analisar o que pode ser cortado do seu orçamento para se enquadrar a realidade desejada.

É necessário que você eduque sua família para lhe ajudar nessa empreitada, pois eles são partes integrantes desse jogo!

  • Tenha objetivos de economia mensal para quitar as dívidas

Se você está seriamente comprometido em honrar seus compromissos e limpar seu nome no comércio, então precisará se dedicar muito para conseguir esse objetivo.

Após ter conhecimento do montante do seu débito, será necessário criar estratégias para quitar cada pendência com os credores.

Para isso, tenha metas de economia coerente com sua realidade para que todos os meses você possa ter fundos para quitar os acordos firmados. O ideal é que você possa economizar, pelo menos, 15% de sua renda líquida para quitar as dívidas.

Se você perceber que não é possível, então comece a cortar gastos do seu orçamento familiar para alcançar a meta citada.

Conforme dito anteriormente, sua família deve ser os pilares para o sucesso do seu orçamento familiar, por isso não tenha vergonha de compartilhar com eles a situação financeira da família.

  • Converse com os credores

Outro quesito muito importante e que você deve fazer com muita perícia e determinação é buscar acordos com os credores. Estes querem receber seu pagamento e você quer pagar o que deve. Essa receita precisa ser bem preparada para ficar bom, principalmente, para você.

Por isso, marque com todos os credores, apresente seus débitos e informe a melhor forma de pagamento que você pode realizar e analise bem a contra proposta das empresas. Entretanto, não concorde com propostas que vão piorar, ainda mais, sua situação.

  • Troque dívidas com juros mais altos pelas de juros mais baixos

Poucas pessoas pensam nisso, mas é possível fugir dos juros abusivos dos cartões de crédito e cheque especial. Essas dívidas precisam ser honradas o mais rápido possível, pois os juros são os maiores inimigos do seu orçamento familiar.

Por isso, troque as dívidas do cartão de crédito e cheque especial pelo empréstimo consignado ou pessoal. Com essa atitude, você já vai conseguir economizar uma quantia satisfatória de dinheiro todos os meses e que poderá ajudar na quitação de outras dívidas.

  • Tenha um controle firme dos seus gastos

Para quitar suas dívidas é necessário ter um controle de gastos eficaz e firme. De nada adianta você querer sair das dívidas se continua gastando de forma desenfreada.

A melhor forma de controlar seus gastos é criFando um planilha no Excel ou comprando algum software que possa lhe ajudar nessa empreitada.

A grande vantagem de uma planilha de controle de gastos é que você pode analisar, todos os meses, aonde seu dinheiro é mais aplicado e assim analisar a possibilidade de reduzir os custos e assim sobrar dinheiro para quitar as dívidas.

  • Evite o parcelamento

Um dos grandes problemas do seu orçamento familiar são as despesas parceladas. Inicialmente, elas parecer ser a melhor opção, mas vamos juntando várias compras parceladas e quando mesmo esperamos, nosso salário vai todo embora para pagar as comprar parceladas.

Psicologicamente, pagar parcelado trás um melhor conforto mental, pois temos a sensação que gastamos pouco dinheiro e a prova disso é que quando chegamos em casa vemos dinheiro na carteira. Tenha cuidado com esse hábito mental, pois ele poderá impedir de você quitar suas dívidas.

A grande vantagem de comprar tudo a dinheiro é ter a possibilidade de barganha que você tem, sendo crucial para economizar em cada compra e ter mais recursos para honrar outros compromissos.

  • Invista em conhecimento

Outra forma de sair das dívidas de forma mais rápida é investindo em conhecimento. Atualmente, é possível ler na internet vários artigos e livros que falam sobre esse assunto e dão dicas simples e precisas que vão lhe ajudar a sair do vermelho num menor espaço de tempo possível.

06 PASSOS SIMPLES QUE VÃO LHE AJUDAR A POUPAR DINHEIRO A PARTIR DE HOJE

poupar dinheiro 09 passo

Após ter as dívidas sobre controle, o próximo passo é poupar seu dinheiro todos os meses. Essa tarefa é simples, mas requer de você muita dedicação e foco, pois é muito fácil se distrair com as diversas opções de que temos.

  • Tenha metas de gastos mensais

Poucas pessoas pensam nisso, mas é importante que você tenha um padrão de gasto mensal por tipo de despesa. Abaixo comentarei um modelo, regra 50-15-25-15, que você pode usar ou criar o seu próprio modelo em função dos seu ganhos mensais.

  1. 50% do seu salário deve ser investido em despesas essenciais: Aluguel, alimentação, transporte, educação e etc.
  2. 15% do seu salário deve ser guardado para prioridades financeiras, como por exemplo, pagar dívidas futuras que possam surgir.
  3. 25% de sua renda mensal deve ser aplicada ao seu estilo de vida, ou seja, Hobbies, viagens, lazer, academia e etc.
  4. 15% de toda sua renda deve ser usada para investimentos, seja na bolsa de valores, forex, tesouro direto e etc.
  • Determine o prazo para cada objetivo

Um grande erro que muitas pessoas comentem é poupar dinheiro sem ter um objetivo claro para isso. Se você não sabe porque está poupando dinheiro, então vai usá-lo aonde não deve.

Escreva num local de fácil acesso todos os seus objetivos que precisam de dinheiro para serem realizados e todos os meses “deposite” o respectivo valor em cada objetivo para que eles possam ser cumpridos no prazo determinado.

  • Chame sua família para lhe ajudar na economia de dinheiro

Outro passo muito importante e crucial para seu sucesso financeiro é compartilhar com sua esposa (o) e filhos (as) sua situação e seus objetivos financeiros.

Distribua responsabilidades para cada membro da sua família para que eles possam serem tão responsáveis quanto você no orçamento familiar.

Todas as vezes que alguém descumprir os acordos, deve ser penalizado para perceber que a falha dele prejudica, não somente a ele, mas a todos da casa.

  • Aumente sua renda mensal

Infelizmente, poucas pessoas estão conseguindo aumentar sua renda mensal, sendo uma forma importante para poupar dinheiro. Apesar de não ser uma tarefa das mais fáceis, você precisa procurar meios de ganhar mais dinheiro.

Uma excelente forma é se especializando mais na sua área, onde será possível alcançar cargos mais altos na sua empresa e assim aumentar sua renda. Aproveitando esse estudo, você poderá dar aulas em faculdades ou em pós graduação.

Outra forma é investindo seu dinheiro na bolsa de valores, tesouro direto, forex e etc. Existem diversas maneiras de aumentar sua renda mensal, basta você analisar e escolher aquela que mais se adequá a sua realidade.

  • Aplique a regra dos 12 no seu orçamento familiar

Essa regra é simples de se entendida, porém difícil de ser aplicada. Entenda a regra dos 12 como o somatório de dinheiro necessário para quitar suas dívidas durante um período de 12 meses, ou seja, é você juntar uma quantia necessária para honrar todos os compromissos em 12 meses.

Essa meta é muito importante, pois vai lhe ajudar a manter seu orçamento familiar em dia, por 12 meses, caso você fique desempregado.

Se você trabalha na iniciativa privada, comece a aplicar essa regra na sua vida, pois você não poderá saber se nos próximos anos você estará empregado.

Após ter conseguido conquistar a regra dos 12 meses, inicie a regra dos 24 meses.

  • Use o cartão pré pago

Se você precisa usar o cartão de crédito, escolha o modelo pré pago, ou seja, o cartão que você recarrega com o valor que deseja gastar.

A grande vantagem desse cartão é que ele não tem juros, sendo muito importante, pois o juro do cartão de crédito é o principal responsável por consumir seu dinheiro.

Caso não deseje usar o cartão de crédito pré pago, use o pós pago com limite inferior a 30% da sua renda líquida mensal.

RESUMO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Poupar dinheiro não é uma tarefa das mais fáceis, porém é possível! E neste artigo explique o que você precisa fazer para conseguir poupar seu dinheiro todos os meses.

É imprescindível que você consiga economizar dinheiro todos os meses, pois os momentos difíceis vão chegar e você terá como solucionar os problemas sem desequilibrar seu orçamento familiar, para isso, coloque em prática a regra dos 24 meses!

Neste artigo você leu:

  • 09 benefícios de poupar dinheiro todos os meses.
  • 08 dicas para sair das dívidas e poupar dinheiro.
  • 06 passo para poupar dinheiro todos os meses.

Após ler esse artigo, tenho certeza que você terá uma grande revolução na sua vida financeira!

Se você já está com sua vida financeira equilibrada e poupando dinheiro todos os meses e quer saber aonde investir seu dinheiro para obter boas rentabilidade, a melhor opção é o Forex. Clique Aqui e saiba como operar nesse mercado!

O Forex é um tipo de mercado financeiro que tem como objetivo a realização de transações de câmbio e é considerado o maior mercado do mundo. Estudos afirmam que esse mercado movimenta, em média, 4 trilhões de dólares todos os dias.

Algumas pessoas estão conseguindo rendimentos mensais de até 15% no Forex, rendimento bem acima dos investimentos conhecidos dos brasileiros, bolsa de valores, tesouro direto e poupança.

Se você deseja conhecer mais sobre o Forex e iniciar seu investimentos neste tipo de mercado visando aumentar seu patrimônio e fazer o dinheiro trabalhar para você, então Clique Aqui e acesse o Curso Sucesso em Forex!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.