Ebook: 11 Dicas Que Você Precisa Saber Hoje Para Economizar Dinheiro

Cadastre Seu Email Agora E Recebe O Ebook Grátis!

Planilha de controle financeiro

Planilha de controle financeiro pessoal – Saiba como sair do vermelho

Olá, a partir desse artigo estamos abrindo uma nova categoria no blog Como Investir na Bolsa de Valores. Essa nova categoria, planilha de controle financeiro, vem sendo muito pesquisada na internet e queremos lhe ajudar a sair do vermelho sem muitos sacrifícios.

Infelizmente estamos vivendo dias extremamente difíceis no Brasil. Devido as decisões políticas, estamos vendo centenas de milhares de pessoas serem demitidas, estamos vendo nosso salário sendo corroído pela inflação, estamos vendo nosso patrimônio ser destruído a cada dia.

Até parece que estamos vivendo a grande depressão de 29 que ocorreu nos Estado Unidos ou uma pequena prévia dos idos dos anos 80 em que a hiperinflação no Brasil destruiu muitas famílias tradicionais ou que estavam em franco crescimento.

O que mais deixam os brasileiros tristes é que não somos culpados por esse momento. Como podemos pagar por um erro que não cometemos? Como podemos viver numa nação em que os políticos desrespeitam o cidadão de bem?

Temos que conviver com esses parasitas que vem a cada 4 anos para detonar ainda mais nossa esperança. Diante disso, precisamos abastecer nossa casa todos os meses para manter a nossa família.

Não podemos ficar se lamentando todos os dias por causa da situação, precisamos agir e rápido, senão vamos perder tudo que conquistamos com duro trabalho e economias que fizemos ao longo dos anos.

Outra coisa que precisamos ter consciência é que essa crise política-econômica não tem prazo para terminar e por esse motivo vamos amargar por mais algum tempo, ou melhor, alguns anos a queda do nosso poder aquisitivo pessoal, familiar, doméstico e empresarial.

Diante disso, precisamos agir com intensa agilidade e proficiência para que possamos sofrer menos os impactos dessa situação. Achar que em poucos meses teremos o cenário restabelecido não é uma decisão acertada ou até mesmo coerente.

Uma filosofia que muitas famílias vem tomando é pensar na pior situação possível que essa crise pode afetar a vida da família e a partir dessas conclusões tomar as devidas atitudes. Parece pessimismo, mas pensar na pior situação vai lhe ajudar a tomar decisões que vão promover menos danos para sua família.

Uma forma de você conseguir equilibrar as contas é criando uma planilha de controle financeiro pessoal. Nela você saberá para onde seu dinheiro está indo e assim analisar e verificar quais custos podem ser cortados do seu orçamento.

Mas, se você acha isso uma grande besteira, quero dizer que em pouco tempo você vai mudar de ideia, pois sem dinheiro você não poderá fazer nada. Cuidar de seu dinheiro é cuidar de você mesmo, pois é ele que lhe mantém!

Continue lendo, pois vamos discorrer muito mais sobre a planilha de controle financeiro pessoal. Espero que você coloque cada dica em prática e veja seu dinheiro multiplicando na sua conta todos os meses. 

Planilha de controle financeiro pessoal  – O primeiro passo para sair do vermelho

Planilha de controle financeiro pessoal

  • Planilha de controle financeiro pessoal – Conheça seus benefícios

> Considerações Iniciais:

Muitas pessoas não tem uma planilha de controle financeiro pessoal, pois acreditam ser desnecessária. Esse é uma dos grande motivos das pessoas estarem passando por um momento financeiro difícil em suas vidas.

Outra situação que ouvimos de muitas pessoas é que elas não tem tempo para analisar suas finanças semanalmente, pois sua rotina diária é fortemente atribulada. É importante dizer que seu sucesso ou fracasso financeiro depende, principalmente, de você!

Cabe salientar que a saúde e o sucesso financeiro de uma pessoa está intimamente ligada a sua capacidade de administrar seus recursos na época de “vacas gordas” e “vacas magras”. Ser negligente com cada uma dessas etapas poderá levar você para o fundo do poço rapidamente.

Existem muitas metodologias para você acompanhar suas finanças todos os meses. Você pode criar uma planilha de controle financeiro pessoal no excel, num cadernos, num aplicativo do seu celular, etc. Tenha foco e dedicação!

> 1° Benefício: Planejamento para o futuro

Quando sabemos para onde vai nosso dinheiro poderemos tomar decisões acertadas e assim evitar desperdícios todos os meses. Pois, um dos maiores vilões da saúde financeira é gastar  seu dinheiro em locais que não trazem nenhum retorno para você.

Quando você tem o controle da suas finanças, você poderá planejar seu futuro e assim não sofrer com as pesadas taxas de juros dos financiamentos imobiliários, de carros, etc. Outro grande inimigo da saúde financeira são os juros abusivos.

Separe tempo para planejar tudo sobre seus custos pessoais, pois somente o planejamento vai lhe ajudar a tomar as melhores decisões e evitar a desvalorização do seu capital. 

> 2° Benefício: Tranquilidade 

Quando você decidir investir seu tempo para fazer uma controle financeiro de qualidade, seja no lado pessoal e/ou profissional, você verá dias melhores, pois você poderá manter sobre controle as suas contas mensais.

Outro ponto muito importante do controle financeiro é que você poderá investir o dinheiro que você tem economizado, na bolsa de valores, numa viagem em família, com amigos ou investir num curso para se desenvolver profissionalmente. 

Deseja Receber Dicas Todas As Semanas Por Email?

Ebook Grátis Revela 11 Dicas Que Você Precisa Saber Hoje Para Economizar Dinheiro

Cadastre Seu Nome E Email Agora E Recebe Seu Ebook Grátis Por Email!

> 3° Benefício: Controle dos gastos

Ao fazer o controle financeiro todos os meses você poderá verificar quais gastos poderão ser retirado. Muitas vezes achamos que estamos economizando, mas quando vemos no papel, teremos melhores conclusões e assim melhores decisões.

Retirar os itens supérfluos de nossos gastos mensais vai dar uma nova vida a nossa saúde financeira. Cafezinho e lances na padaria no intervalo do trabalho, almoço em restaurantes caros, dormir com luz acessa ou televisão ligada, dentre outros, poderão ajustar suas finanças.

> 4° Benefício: Objetivos e planos 

Quando mantemos um controle financeiro de qualidade, poderemos visualizar e analisar nossos gastos. Diante disso, poderemos ter objetivos e acompanhá-los semanalmente ou mensalmente para obter o resultado desejado.

O grande heróis das suas finanças está, exatamente, em ter objetivos financeiros no curto, médio e longo prazo. Quando traçamos objetivos e nos dedicamos a alcançá-los, vamos focar todos os nossos esforços em conquistar e retirar tudo que venha atrapalhar, ou seja, gastos desnecessários. 

> 5° Benefício: Proficiente controle dos gastos

Quando temos uma planilha de controle financeiro pessoal saberemos, antecipadamente, quanto teremos para gastar no mês e assim dedicar tempo para planejar os passos futuros, seja fazer um investimento ou guardá-lo na poupança para alguma necessidade. 

> 6° Benefício: Investimentos 

Muitas pessoas não tem condições de guardar seu dinheiro na poupança ou fazer algum investimento, seja ele bolsa de valores, previdência privada ou qualquer outra forma que lhe permita valorizar seu dinheiro.

Muitas pessoas acreditam que para fazer investimentos precisam mudar de emprego e ganhar mais. Entretanto, se você criar uma planilha de controle financeiro pessoal e dedicar tempo, você vai conseguir ter dinheiro para investir todos os meses.

Então, o primeiro passo para fazer investimentos é organizar as despesas mensais. Tenha consciência que sua saúde financeira está intimamente ligada ao equilíbrio entre a receita e despesa. 

> 7° Benefício: Ficar longe dos juros

Quando controlamos nossas contas com proficiência, poderemos manter nossa conta no azul e assim ficar longe dos juros abusivos praticados pelos bancos. Infelizmente, muitas pessoas quando estão com problemas financeiros correm para o banco.

A primeira coisa que você deve fazer, antes de ir para o Bancos pegar um empréstimo, é fazer uma verdadeira auditoria nas suas contas e verificar se é possível vencer os momentos difíceis sem precisar do Banco. 

> 8° Benefício: Mais fácil de identificar problema

Quando você sabe qual é sua receita e despesas mensais, você poderá identificar situações que venham  prejudicar sua vida financeira com mais precisão e determinar soluções acertadas.

Infelizmente, muitas pessoas não tem uma planilha de controle financeiro pessoal e estão tentando “tapar o sol com a peneira”, ou seja, deixam de pagar uma conta para pagar outros. 

  • Planilha de controle financeiro pessoal – Monte a sua

Muitas pessoas acreditam que para ter uma planilha de controle financeiro pessoal precisam investir muito dinheiro, mas isso não é verdade. Uma simples planilha no Excel poderá lhe ajudar a analisar e tomar as devidas decisões para controlar suas finanças.

A sua planilha de controle financeiro pessoal precisa considerar alguns pontos:

a. Descrição dos gastos

É nessa campo que você vai descrever todos os gastos que tem no mês. É importante que você seja detalhado ao escrever nesse campo, ou seja, se você saiu com amigos para lanchar, descreva qual foi o lanche, por exemplo, açaí.

Ser detalhado na descrição vai lhe ajudar a ter um maior controle e vai lhe ajudar aonde você deverá cortar gastos. 

b. Data 

É importante você ter na sua planilha de controle financeiro pessoal as datas dos respectivos gastos. Saber das datas vai lhe ajudar  a planeja suas finanças durante os dias ou as semanas seguintes. 

c. Valores Gastos 

É nesse item que você deverá atentar sua atenção. É nesse campo que você vai analisar e decidir o que fazer para as próximas semanas. A partir dos gastos, você poderá decidir se vale a pena comprar verduras e frutas no mercadinho ou na feira. 

O vídeo abaixo ensina como mantar um a planilha de controle financeiro pessoal de forma simples e de grande impacto nas suas finanças. Confira!

 Considerações Finais: 

Após ler esse post você saberá que vale a penas ter uma planilha de controle financeiro pessoal para poder manter sua conta no azul. Esse vem sendo o desejo de muitas pessoas e que a partir de hoje você poderá conseguir ajustar suas finanças. 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.