Ebook: 11 Dicas Que Você Precisa Saber Hoje Para Economizar Dinheiro

Cadastre Seu Email Agora E Recebe O Ebook Grátis!

Bolsa de Valores

Como comprar ações na bolsa de valores – O guia para você

Olá, o artigo de hoje do blog Como Investir na Bolsa de Valores, deseja discorrer sobre um assunto que muitas pessoas estão pesquisando na internet, ou seja, como comprar ações na bolsa de valores.

Essa tarefa não é uma das mais difíceis que se tem na vida, mas requer atenção para que o dinheiro investido não venha ser perdido ao longo do tempo e abolsa de valores venha se tornar o grande vilão da sua vida. É bem verdade que ao investir na bolsa de valores você deseja multiplicar seu patrimônio financeiro e não perder.

Muitas pessoas desejando valorizar seu dinheiro entram na bolsa de valores sem saber como comprar ações e por esse motivo estão perdendo muito dinheiro e influenciando as pessoas, dizendo que a bolsa não é a melhor forma de multiplicar o patrimônio financeiro, mas de destruir!

As pessoas imaginam que comprar ações na bolsa de valores é apenas escolher uma empresa e se tornar sócio. Mas na verdade requer muito mais do que isso, é necessário um estudo detalhado e minucioso de todos os aspectos da empresa com o objetivo de verificar se tal companhia poderá gerar os resultados que ela informa e que você espera.

É bem verdade que as pessoas tem o pensamento de que os ganhos no mercado de capitais são extremamente altos, atraentes e que são para pessoas altamente capacitada e habilitadas. Isso não é verdade, todas as pessoas podem investir no mercado de ações, mas o seu sucesso vai depender de quanto criterioso você é ao comprar suas ações e vendê-las.

Por isso, se você deseja investir na bolsa de valores, procure estudar tudo relacionado a esse modelo de investimento financeiro para que você possa dar passos acertados e assim obter ganhos constantes, multiplicar seu patrimônio e construir uma aposentadoria de qualidade.

Você poderá obter conteúdo de qualidade em diversos sites da internet ou até mesmo comprando livros que trate do assunto em livrarias. Os grandes investidores do mundo são aqueles que investem muito tempo lendo sobre investimentos com o objetivo de poder construir um patrimônio relevante e com poucas perdas.

O segundo homem mais rico do mundo conseguiu esse status investindo na bolsa de valores. Ele afirma que lia mais de 100 folhas de livros por dia para aprender a como comprar ações na bolsa. Esse investimento em conhecimento foi crucial para ele ter bilhões em sua conta bancária.

Infelizmente, os brasileiro não tem o hábito da leitura e são levados pelo que as pessoas dizem. Tenha consciência do seguinte: As pessoas são destruídas (enganadas, por exemplo) pela falta de conhecimento. O conhecimento é poder!

Não tenha preguiça e não seja mesquinho ao investir em conhecimento, pois será ele que vai lhe ajudar a crescer em todas as áreas de sua vida, inclusive nos negócios.

Se você deseja saber como investir na bolsa de valores, então leia essa artigo: Como investir na bolsa de valores

Como comprar ações na bolsa de valores – Fique por dentro

Como comprar ações na bolsa de valores

A partir desse momento vou discorrer sobre os pontos mais importantes a respeito de como comprar ações na bolsa de valores. Espero que você possa aprender tudo a respeito desse assunto e venha ter sucesso nos seu investimentos no mercado de capitais.

Vale salientar que antes de comprar suas ações, você deverá conhecer o mínimo a respeito da bolsa de valores. Por isso, leia com bastante atenção e quando chegar no final você perceberá que a bolsa de valores tem várias oportunidades para você. 

  • Como comprar ações na bolsa de valores – O que é uma ação?

Como comprar ações na bolsa de valores empresa

Primeiramente precisamos saber o que é uma ação. Muitas pessoas estão entrando no mercado de ações e não sabem o que é uma ação de uma empresa. Preste atenção no que será falado nesse item, pois é de grande importância e pode influenciar nos seus ganhos.

Ao investir seu dinheiro numa ação, na verdade, você está adquirindo parte do capital social de uma empresa, ou seja, você passa a ser sócio da respectiva empresa. E a grande vantagem de ser sócio de uma empresa é poder participar, ativamente, de vários benefícios que a empresa pode lhe propiciar, como por exemplo, participação nos lucros, participação de assembleias, etc.

Ou seja, é como se você estivesse adquirindo parte do capital social de um supermercado, shopping, posto de gasolina. Caso ocorra a valorização do negócio, você participará dos lucros. Se ocorrer distribuição de lucros, você receberá uma parcela conforme seu o valor investido por você. Cabe salientar que se o negócio gerar prejuízos, você sofrerá também os danos e perdas de capital.

Podemos concluir que uma ação são pequenas parcelas de uma empresa e isto ocorre quando o capital da empresa é aberto e a partir desse momento várias cotas serão repassadas para seus acionistas, ou seja, donos da empresa. 

  • Como comprar ações na bolsa de valores – Tipos de ações?

Outro quesito muito importante que você precisa saber antes de investir na bolsa de valores é conhecer os tipos de ações que existem no mercado atualmente. Poucas pessoas sabem disso e por isso deixam de exerce seus direitos nesse mercado.

As ações pode ser de dois tipos e cada um dos tipos tem características específicas e que você deve estar familiarizado. Abaixo falamos sobre cada umas delas detalhadamente.

> Ações Ordinárias (ON)

Entende-se como ação ordinária todas aquelas que permitem o direito do investidor ter voto em assembléia sobre as diretrizes da empresa, além de participar dos seus resultados. Ou seja, você não terá apenas direito aos dividendos da empresa, mas poderá participar da gestão.

> Ações Preferenciais (PN)

Esse tipo de ação não lhe dar o direito de voto em assembleias da empresa, entretanto dar preferência no recebimento de dividendos por parte da empresa, sendo que os dividendo pode ser do tipo fixo ou mínimo. Também permite reembolso do capital investido. 

> Observações Importantes:

Dependendo do tipo e a quantidade de ações que você possui, a Lei de S/A deixa bem clara para os investidores tem alguns direitos perante a empresa. E é de sua responsabilidade observar o estatuto social.

a. Se você tem 5% do capital votante, então poderá chamar reunião geral todas as vezes que a companhia não atender, no prazo de 8 dias, o pedido de reunião a respeito do Conselho Fiscal.

b. Todos aqueles que tem 5% do capital social, poderão exigir, individualmente ou em grupo, do Conselho fiscal, informações que estejam dentro do seu escopo de atuação. Além disso, poderão convocar reuniões todas as vezes que os administradores da empresa não atenderem, no prazo de 8 dias, os pedidos de reuniões justificadas.

c. Todos os acionistas que possuem 5% do capital votante, podem solicitar junto ao administradores da empresa que divulguem, em reunião geral ordinária, informações sobre gestão exercida pela sociedade. Ou seja, você poderá solicitar a volume de ações que foram vendidas ou compradas pela empresa.

d. Todos os acionistas minoritário, ou seja, donos de ações sem direito a voto, ou com restrição, e todos os que possuem 10% ou mais ações de uma empresa do tipo ordinárias, tem direito de escolha de um membro do conselho e o seu suplente, em votação distinta.

Para saber mais, leia a Lei das S/A que explica tudo o que você precisa saber sobre ações na bolsa de valores. 

  • Como comprar ações na bolsa de valores – Conheça as modalidades?

Como comprar ações na bolsa de valores modalidade ações

Muitas pessoas ao entrar no mercado de capitais não tem o devido conhecimento sobre as modalidades que há nesse mercado. Saber disso é muito importante, pois cada modalidade apresentam suas vantagens e desvantagens e cabe a você analisar e fazer a escolha mais acertada para o seu objetivo.

> Fundos de investimentos:

Entende-se como fundos de investimentos, a carteira que é idealizada por  um gestor profissional. É este profissional que compra e vende ações em função dos seus interesses e obedecendo as diretrizes dos fundos de investimento determinada pela Bovespa.

Geralmente, os fundos de investimentos é bem atrativos para as pessoas que tem pouco dinheiro ou que estão começando e desejam ganhar bons dividendos. Abaixo comentaremos sobre as vantagens de desvantagens dos fundos de investimentos.

>> Vantagens: 

Conforme dito anteriormente, os fundo de investimentos são bem atrativos quando se tem pouco dinheiro e deseja obter bons dividendo. Normalmente, deve-se investir em fundos de investimentos quando o seu capital for de até R$ 10.000,00

Vale salientar que as taxas de corretagens e custódias são baixíssima, devido a grande quantidade de participantes.  

>> Desvantagens: 

A grande desvantagens dos fundos de investimentos é que você não escolhe as ações das empresas que você deseja se tornar sócio. As ações são escolhidas pelo gestor.

> Clube de investimentos:

Entende-se como clube de investimentos a reunião de um grupo de pessoas com o objetivo de investir no mercado de capitais. Geralmente se unem familiares e/ou amigos e compram ações, sendo seus lucros repartidos.

Além disso, devido há um número expressivo de participantes, entre 3 a 50 pessoas, no clube de investimento, as taxas que incidem nesse mercado são diluídas facilmente.

>> Vantagens:

O clube de investimento é para pessoas que tem pouco dinheiro para investir no mercado de capitais. É indicado para pessoas que dispõe de menos de R$ 10.000,00 e desejam participar de uma forma mais rentável de investimento.

Vale salientar que as taxas de corretagens e custódias são menores devido a grande quantidade de pessoas que fazem parte do clube.

>> Desvantagens:

Nessa modalidade de investimentos na bolsa de valores, você não tem autonomia de escolher em quais ações investir, elas são escolhidas pelo administrador do clube.

Outro quesito muito importante e que vem fazendo diversas pessoas deixarem os clubes de investimentos é que você talvez não esteja satisfeito com a gestão do clube. 

> ETFs:

Muitas pessoas não sabem, mas os ETFs são fundos de investimentos e suas cotas estão na bolsa de valores para serem negociadas como se fossem ações.

Cabe salientar que ao comprar um ETFs, você compra, na verdade, um conjunto de ações de várias empresas. E devido a diversificação, você terá grandes chances de receber bons lucros, pois quando uma ação cai, as outras poderão compensar.

Um exemplo é o ETF BOVA 11. Esta é composta por mais de 60 ações de diversas empresas. Ou seja, ao comprar esse ETF, você vai ter posse de mais de 60 ações pagando apenas um corretagem, além de ter diversificação dos seus investimentos.

Apesar dos ETFs não terem uma rentabilidade elevada, vale salientar que os fundos de investimentos apresentam uma excelente fluidez, ou seja, são fáceis de comprar e de vender. 

>> Vantagens:

Os fundos de investimentos apresentam baixo custo e elevada diversificação. Apresentam boa rentabilidade e boas distribuições de dividendos. Apenas preste atenção para não escolher ETFs ruins ou que gerem baixa rentabilidade. 

>> Desvantagens:

Se você não tiver, pelo menos, R$ 10.000,00 para investir nos ETFs, é provável que a rentabilidade não seja satisfatória. E também, vale salientar que você não pode escolher as ações que vão compor o seu fundo de investimento. 

> Carteira de ações:

Apesar de ser a melhor forma de investir na bolsa de valores, vale deixar bem claro que muitas pessoas não conseguem montar uma carteira de ações que gere boas rentabilidades ao longo do tempo consistentemente.

Se você deseja montar uma carteira de ações, então tenha o cuidado de escolher as ações que poderão promover bons ganhos a médio e longo prazo. O grande segredo para ter sucesso na bolsa de valores é pensar no longo prazo.

Você também deve ter consciência dos custos que terá com as taxas de corretagens e custódias, ao montar sua carteira, pois elas são cobradas a cada compra e venda de ações que você faz e tem empresas que cobram todos os meses, mesmo se você não fez nenhuma ação junto a corretora.  

>> Vantagens:

A grande vantagem de montar um carteira de ações é que você pode escolher quais ativos vão fazer parte de sua carteira. O grande problema que se tem visto é que as pessoas não sabem quais são as melhores ações para fazerem parte da sua carteira. 

>> Desvantagens:

Montar uma carteira de ação requer um investimento um pouco alto e não é indicado para as pessoas que tem pouco dinheiro.

  • Como comprar ações na bolsa de valores – Vantagens de investir?

Após ter explicados as modalidades de investimento na bolsa de valores, vale a pena discorrer neste momento sobre as vantagens de participar do mercado de capitais. Muitas pessoas tem medo de investir na bolsa e isto ocorre, pois há a falsa ilusão que renda variável só promove perdas.

A primeira coisa que você precisa saber é que não é necessário grandes somas de dinheiro para participar na compra de ações na bolsa de valores. Com apenas R$ 300,00 por mês você conseguirá participar do mercado de ações e você receberá bons dividendos.

Vale deixar bem claro que a bolsa de valores não é uma metodologia de investimento de curto prazo, mas de médio e longo prazo. Se você deseja investir seu dinheiro e sacá-lo dois meses depois, então seu ganho será muito aquém do verdadeiro potencial desse mercado.

Muitas pessoas pensam que ao comprar uma ação, elas deverão esperar um período antes de vender. Mas na verdade, você poderá comprar e vender ações no momento em que quiser. Você é quem decide quando comprar e vender.

A respeito do imposto de renda, você só deverá pagar se o saque for superior a R$ 20.000,00. Muitas pessoas não sabem disso e estão pagando IR e deixando dinheiro para o governo. 

  • Como comprar ações na bolsa de valores – O passo a passo

Como comprar ações na bolsa de valores modalidade ações norte

Após essa breve introdução sobre o mercado de ações e tenho certeza que é necessário, pois você poderia não saber dessas coisas, vou discorrer sobre tudo o que você deve fazer para comprar suas ações na bolsa de valores.

Preste muita atenção, pois muitas pessoas estão perdendo muito dinheiro ao comprar suas ações, pois estão fazendo da forma menos rentável. Escolher a forma certa, poderá lhe ajudar a ganhar mais dinheiro ou reduzir suas despesas.

1. Como comprar ações na bolsa de valores – O primeiro passo!

A primeira atitude que você deve ter ao desejar investir no mercado de ações é se cadastrar numa corretora. Toda a sua relação com a bolsa de valores será mediante a corretora, ou seja, você não poderá comprar e vender ações sem a intermediação de uma corretora.

O mercado tem várias empresas idônea e renomada que poderá lhe ajudar a conquistar esse mercado, mas é de sua responsabilidade analisar cada uma delas e verificar quais delas tem taxas de corretagem e custódia atrativas.

Outro quesito que você deve verificar é se a corretora que você escolheu tem o home broker. É com esse sistema que você vai comprar e vender sus ações. Há pessoas que compram e vendem ações por telefone e nessa caso pagam taxas de serviços elevadas.

Se você deseja saber quais são as melhores corretora, então leia esse artigo também: Melhores corretoras de valores

2. Como comprar ações na bolsa de valores – Transfira dinheiro para a sua conta!

Após ter criado a sua conta numa corretora, você deverá transferir recursos para serem usados na compra de suas ações. Cada corretora tem contas e você deverá fazer um TED ou um DOC. Depois que a corretora identificar seu depósito, seu saldo será liberado junto ao painel de controle da corretora.

Você precisa entender que as ações na bolsa são vendidas em lotes de 100 ações, ou seja, você precisa comprar 1 lote ou 100 ações de uma empresa. É possível comprar parte de um lote, mas o preço é mais alto.

Se você está em dúvida de quais ações comprar, então compre os ETFs, pois eles podem ser comprados em lotes de 10 ações.

É importante deixar claro que a transferência da importância deverá ser feita de uma conta em seu nome ou conta conjunto, sendo você o titular. Não transfira dinheiro por outra conta, senão a corretora não poderá identificar o seu CPF e não vai depositar seu saldo junto a empresa. 

3. Como comprar ações na bolsa de valores – Home broker!

Com o advento da internet a compra e venda de ações poderá ser feita com mais facilidade e através do home broker. Este é um software disponibilizado pelas corretoras com o objetivo de agilizar que seus clientes comprem e vendam ações sem sair do conforto de sua casa.

Vale deixar claro que antes de comprar e/ou vender ações você precisará colocar a sua assinatura eletrônica. Essa é a forma que a corretora tem de identificar que você é o titular da conta. 

O vídeo abaixo ensina como comprar ações na bolsa de valores de forma correta para que você tenha lucros. Não deixe de conferir!!!

Considerações Finais:

Tenho certeza que após ler esse artigo você terá a possibilidade de comprar suas ações de forma mais acertada, sem perder dinheiro com ações de baixa qualidade e receber bons dividendos todos os meses em sua conta.

É verdade que, muitas pessoas que estão entrando na bolsa de valores não tem o devido conhecimento sobre como investir em ações e muitas vezes compram ações de empresas que geram certos sentimentos na vida. Ou seja, uma pessoa que trabalha na Petrobrás, vai comprar ações dessa empresa, pois tem o desejo de fazê-la crescer mais e mais.

O que se tem visto nesse mercado, são pessoas que compram suas ações e em momento de crise ou queda nos preços, as pessoas vendem suas ações, quando na verdade é o momento de comprar. Lembre-se, as compras das ações devem ocorrer na queda e as vendas na alta.

Também podemos salientar que as pessoas que estão na bolsa de valores, as iniciantes principalmente, querem ver resultados incríveis em apenas três meses de participação nesse mercado.

Queremos deixar bem claro, que a bolsa de valores é um tipo de investimento de médio e longo prazo, por isso, se você deseja fazer parte desse mercado, tenha a consciência em investir por pelo menos 1 anos.

Agora você está apto e já sabe como comprar ações na bolsa de valores!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.